ABRIL VERDE: Mês de prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

Treinamento destinado aos colaboradores e ministrado pelo nosso parceiro Técnico de Segurança do Trabalho Antonio Grandizoli.

Antonio Grandizoli, destacou a importância do cuidado e o uso correto dos equipamentos de que garantem a segurança do colaborador dentro de uma empresa. Além disso Antonio chamou a atenção para a importância da campanha que ocorre anualmente, e mobiliza colaboradores e empresários a tratar do tema. No dia 28 de abril, pessoas de todo o mundo celebram o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”, e em função disso o mês todo foi escolhido para a pauta.

Antonio também trouxe dados relacionados ao tema, que apresentam o Brasil como um dos países que mais ocorrem acidentes de trabalho no mundo. Segundo dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho), divulgados em 2013, 2 milhões de pessoas morrem por ano por conta de doenças ocupacionais no mundo. Já os números de acidentes de trabalho fatais ao ano chegam a 321 mil. Neste panorama, a cada 15 segundos, um trabalhador morre por conta de uma doença relacionada ao trabalho. Os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) colocam o Brasil como 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. No Brasil, são quase 4 mil mortes anualmente em decorrência de acidentes de trabalho.

De maneira descontraída e dinâmica, o ministrante ofereceu um exercício, no qual foi apresentado um vídeo que conta a história de colaboradores que morreram devido a uma queda de um prédio durante o trabalho na construção civil. O vídeo mostra claramente o conflito de interesses e como é difícil responsabilizar o verdadeiro responsável. Ao dividir os participantes da palestra em grupos: (Empresário, Encarregado, Técnico de Segurança e Família), o ministrante pediu para os grupos destacarem o culpado e realizar a sua defesa. Com o exercício, foi promovido o debate entre os grupos, e ficou clara a importância da prevenção. Além de exemplificar o quanto uma atitude errônea em um determinado momento, pode afetar negativamente a vida e a saúde do indivíduo no ambiente de trabalho.


A Sanna Alimentos agradece a iniciativa de nosso parceiro Técnico de Segurança do Trabalho Antonio Grandizoli, e reforça que foram seguidas todas as orientações da OMS e órgãos de saúde Municipal, Estadual e Federal. A fim de proteger nossos colaboradores, o treinamento foi dividido em pequenas turmas. As palestram continuam para cada turma até o final do mês.


Confira os registros do primeiro dia da ação!




25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo