Bem-vindo à Sanna Comércio de Alimentos.


A Sanna chegou até aqui com o esforço e a dedicação de todos os seus Colaboradores. É o resultado do trabalho de equipes integradas.

Todos, em todos os níveis da empresa, se envolvem diariamente de forma organizada e participativa, vencendo desafios e criando confiança entre os clientes, fornecedores e colaboradores. 

 

Contamos com você para continuar com nosso objetivo, que é ser uma empresa confiável para nossos clientes e fornecedores, e um ótimo lugar para a construção do seu futuro e do futuro da Sanna. 

 


Antonio Maurílio Sana 
Presidente Sanna Alimentos

MENSAGEM DO 

PRESIDENTE

Na Sanna Alimentos, sempre tivemos como princípio o respeito a leis e regulamentos, e o compromisso com a ética e a integridade. Todos nós acreditamos que, ao fazer o certo do jeito certo, contribuímos para o desenvolvimento de um ambiente de negócio sustentável fortalecendo a nossa reputação e a relação de confiança. 

Neste Código, apresentamos aos(às) nossos(as) colaboradores(as), parceiros, clientes/fornecedores as principais diretrizes da Sanna Alimentos relacionadas a condução de nossos negócios e ao comportamento esperado de todos(as) aqueles(as) que se relacionam conosco, interna e externamente. 

 

Caro(a) colaborador(a), queremos compartilhar essa responsabilidade com você. Cada um(a) de nós, independentemente de cargo ou função, é pessoalmente responsável por conhecer o conteúdo deste Código e aderir aos valores, princípios e diretrizes aqui apresentados. Esperamos também que você divida conosco suas sugestões e preocupações relacionadas ao nosso dia a dia e aos nossos negócios. Esse é o espírito da nossa Empresa.

 

Diretoria Executiva

MENSAGEM DA

ADMINISTRAÇÃO 

APRESENTAÇÃO

A Sanna Alimentos é uma empresa de distribuição de gêneros alimentícios, produtos descartáveis e de higiene e limpeza para cozinhas industriais, restaurantes, hotéis e todo estabelecimento que forneça refeições coletivas, além de revendedores desses produtos. 

 

Nossa missão é proporcionar pronto e eficiente atendimento às necessidades de nossos clientes. Nossa visão é o reconhecimento como parceiros confiáveis no fornecimento de nossos produtos, para tanto nos apoiamos em valores sólidos: 

 

- Honestidade – Sermos fiéis e verdadeiros em todos os relacionamentos e no dia a dia; 

 

- Cooperação – Tanto no ambiente interno como com nossos parceiros, clientes/fornecedores; 

- Lealdade – Buscar sempre um relacionamento saudável de dedicação e sinceridade; 

- Respeito – Com as pessoas, com os relacionamentos e com todos nossos parceiros, clientes/fornecedores; 

 

- Inspiração – Ter sempre sonhos e ações que nos levem a alcança-los; 

 

- Ousadia – Sermos persistentes, buscar novos desafios e nos tornar cada vez mais inovadores.

ÁREA DE ATUAÇÃO & LOGÍSTICA

Nossos clientes em sua maioria estão nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraná e Goiás, os quais são atendidos por frota/equipe próprias em quase a totalidade de suas localidades, demais regiões são atendidas por parceiros logísticos credenciados e igualmente confiáveis. 

NORMAS

INTERNAS

Possuímos um conjunto de normas internas que servem para que nosso trabalho esteja sempre em acordo com nossos objetivos. Essas normas nos tornam mais integrados e fazem com que o ambiente de trabalho seja harmonioso.

UNIFORME.

 

O uso do uniforme é obrigatório, independente do setor de trabalho do funcionário, ele serve como um crachá para cada funcionário, identificando-o e informando qual seu setor.

 

·    É proibido o uso de qualquer outra roupa que não seja o uniforme da empresa, sendo, camisa, camiseta ou blusa. Evite calças de cóton, leggings, calças personalizadas e/ou coloridas. Shorts e bermudas não são permitidos sob quaisquer argumentos.
 

·    Calças e saias são permitidas em modelos executivos de cores escuras e de tecidos encorpados, sendo que as saias deverão ter altura mínima no joelho ou abaixo dele, sem transparência, rendas e fendas exageradas.

 

·    A Sanna é responsável pelo fornecimento de uniforme para cada funcionário.

 

·    O funcionário é responsável por manter o uniforme limpo e em bom estado de conservação. No caso de desgaste prematuro do uniforme devido ao uso indevido e/ou sua perda a responsabilidade de reposição é do funcionário. 
 

·    Em casos de perda do uniforme, ou desgaste, o funcionário deve procurar o RH imediatamente para providenciar a reposição.
 

·    O funcionário deve devolver o uniforme limpo e em condições de uso, quando o seu contrato de trabalho for encerrado.
 

·    Evite usar peças do uniforme fornecidas pela Sanna, em atividades extraprofissionais fora do horário de trabalho, e principalmente em bares, festas e comemorações particulares. Caso isso ocorra, não tire fotos estando uniformizado.
 

·    É expressamente proibida a publicação ou divulgação em qualquer meio de comunicação, digital, impresso ou televisivo, de imagens ou qualquer conteúdo da empresa, sem autorização prévia e por escrito da presidência da empresa. A empresa não pode ser associada a qualquer assunto relacionado a ideologias política, religiosa, social, étnica, ou de qualquer outra natureza, a qual demonstre seu apoio ou rejeição a qualquer pensamento.

SAÚDE & SEGURANÇA

A saúde e a segurança de nossos colaboradores são muito importantes, porém cada colaborador deve ter o compromisso de manter o ambiente harmônico e livre de riscos para si e para os demais colegas de trabalho.


A Sanna fornece aos colaboradores equipamentos de segurança (EPI – Equipamento de Proteção Individual), que fazem parte do uniforme, conforme grau de risco de cada função.
 

·    O colaborador é responsável pela sua guarda, higiene, conservação e funcionamento.
 

·    A responsabilidade pelo uso do EPI é do funcionário, em casos de perda ou danos causados por mau uso, a reposição se dará por conta do funcionário.
 

·    A troca do EPI deve ser solicitada quando este estiver inutilizável, ou ter a data de validade vencida, ou ainda qualquer outro fator que o impossibilite de uso.
 

EPIs utilizados: calçado de segurança e cinto lombar para toda a equipe operacional, e adicionalmente para os motoristas e ajudantes, um kit contendo capacete, óculos, protetor auricular, colete refletivo, máscara e luva, os quais devem ser utilizados em qualquer ambiente que os exija, principalmente em entregas nas empresas dos clientes, conforme regulamento interno de cada um.

Os colaboradores em funções e/ou setores da empresa não obrigados a utilizar EPI-botina de segurança, ainda assim devem usar sapatos fechados. Evite o uso de sandálias, chinelos, rasteirinhas, crocks, mules, tamancos ... ou qualquer outro calçado que não fique preso aos pés; escadas e desníveis podem gerar um risco extra com o calçado inadequado.

SEGURANÇA

Procure conhecer as normas e regulamentações sobre segurança do seu setor de trabalho e respeitá-las, pois, respeitando-as você traz a segurança para si e para os demais colegas de trabalho.

·  Caso perceba no seu setor, ou em outro setor da empresa, uma transgressão da norma comunique imediatamente seu encarregado.
 

·    Evite acidentes, realize suas atividades com atenção.
 

·  É proibido o uso de piercings ou adereços que ofereçam riscos pessoais.
 

·    Respeite os limites internos de velocidade para trânsito de veículos. 
 

·   Não use equipamentos ou máquinas sem que tenha sido treinado e orientado para esse uso, ou que não tenha sido certificado quando o equipamento assim exigir.
 

·    Não deixe equipamentos sem manutenção ou funcionando de modo irregular. Caso perceba equipamentos e máquinas nessa situação, comunique seu encarregado, que por sua vez comunicará o setor de manutenção. 
 

·    Use ferramentas adequadas para cada tipo de trabalho e mantenha-as muito bem conservadas. 
 

·  Ferramentas, máquinas e equipamentos devem ser consertados conforme as especificações técnicas do produto.
 

·    Evite deixar abertos os acessos não controlados da empresa (portão de acesso ao embarque). Não transite por outros setores da empresa sem o conhecimento e autorização do encarregado do setor.
 

·  Elevadores: são de uso EXCLUSIVO PARA CARGAS, sendo expressamente proibido a utilização para transporte de pessoas.
 

·    Tenha muita atenção ao transitar pela área de conferencia. Não transite próximo as portas dos elevadores, obedeça as sinalizações e demarcações de solo.  
 

·       Não manipule o elevador de carga se você não estiver autorizado.
 

SAÚDE

Assim como realizar um bom trabalho, é importante cuidar da saúde física e mental. Pensando nisso, temos a ginastica laboral, realizada três vezes na semana com duração de 15 minutos. Se informe sobre o local de realização em seu setor.

HORÁRIO & AMBIENTE DE TRABALHO

HORÁRIO

O horário de trabalho é uma das regras da Sanna. Respeitar o horário de trabalho é fundamental, ele determina o tempo que o colaborador realiza suas atividades na empresa. A Sanna trabalha de segunda a sexta nos dois períodos e no sábado pela manhã.

O padrão dos horários de trabalho é:


·    De segunda à sexta entre 07:00 e 19:00, com almoço entre 11:00 e 13:00 e intervalos de 0:10 à tarde para integração (facultativa), e entre 01:00 e 02:00 para almoço conforme a função. Nesse período são distribuídas as jornadas das diversas funções executadas, cujos horários estão definidos diretamente com os funcionários. 
 

·    Aos sábados: Entre 07:00 e 12:00.
 

·    Evite atrasos e não fique após o horário (horas extras), sem a concordância de seu encarregado. 
 

·    Registre todos os pontos do dia de trabalho (entrada, saída e volta do almoço, saída da tarde) conforme o seu horário de trabalho. Registrar o ponto com o cartão de ponto;
 

·    Tempo gasto no café matinal, copa, integração com outros colegas não devem ser considerados como tempo trabalhado;
 

·    Não é permitido o início do trabalho sem registrar o ponto;
 

·    Mantenha o seu cartão de ponto no porta cartões para evitar faltas e descontos desnecessários;
 

·    É proibido passar o cartão de ponto de outro funcionário, sujeitando as regras da CLT;
 

·    Atrasos e faltas devem ser comunicados com antecedência. Avise seu encarregado do atraso e se não conseguir falar com ele, avise o RH ou o superior de seu encarregado. Os atrasos e faltas serão abonados exclusivamente mediante a apresentação de atestados médicos com data, hora e CID (Classificação Internacional de Doenças);

·    É proibido ao funcionário deixar o seu local de trabalho. Se precisar se ausentar de seu local de trabalho por qualquer razão, comunique o seu encarregado antecipadamente e registre a saída em seu cartão de ponto;


·    O intervalo para integração deve ser utilizado dentro da Sanna. Se precisar sair, peça autorização de seu encarregado e, se for o caso, registre a saída em seu cartão de ponto;


·    Use o horário do almoço para almoçar e descansar. Evite conversar ou atrapalhar outros funcionários que estejam trabalhando. Use as áreas de descanso (mezanino operação) ou externa da empresa nesse período, mas evite barulho excessivo ou música sem fones de ouvido.

 

·    Há tolerância de 05 (cinco) minutos para registrar o ponto. O funcionário que registrar com frequência (40% dos pontos de entrada em uma semana) o ponto no período de tolerância, será advertido por escrito;

 

·    É proibido fumar nas dependências da empresa, assim como portar objetos que possam gerar faísca ou incêndio, tais como isqueiros e fósforos.

AMBIENTE DE 

TRABALHO

O ambiente de trabalho é o local onde o colaborador passa a maior parte do tempo. Sendo um ambiente coletivo onde todos devem respeitar e manter o zelo.

·    Mantenha o seu local de trabalho limpo e organizado;

 

·    Evite acúmulo de papéis e outros objetos desnecessários;

 

·    Guarde documentos, pastas e ferramentas nos locais devidos, e mantenha-os organizados;

 

·    Respeite o local de trabalho dos demais colegas de trabalho;

 

·    Mesmo a Sanna contando com um auxiliar de limpeza, é dever de todos manter o local limpo;

 

·    Use as latas de lixo, e as esvazie quando necessário;

 

·    Zele pela boa conservação das instalações, equipamentos e máquinas;

 

·    Cuide de seu computador e desligue-o sempre ao final da jornada de trabalho;

·    Caso note algum local sujo que precise de limpeza, como banheiros ou próximo a bebedouros, solicite ajuda do auxiliar de limpeza.

INFORMAÇÕES & SEGURANÇA DE INFORMAÇÕES 

Não é permitido a nenhum colaborador utilizar ou repassar informações da Sanna a terceiros. Todas as informações da empresa são de posse dela e são sigilosas. Entende-se por “informações da Sanna”; dados dos Clientes, fornecedores, funcionários, relatórios e documentos internos, e qualquer outra informação a respeito das rotinas desenvolvidas internamente nas suas operações. Para tanto:

 

·    Não converse em qualquer ambiente fora da empresa sobre situações vividas dentro dela, principalmente em ambientes públicos ou em rodas de amigos, mesmo que os amigos também sejam colaboradores como você;
 

·    Não divulgue ou comente qualquer informação interna com pessoas alheias (internos ou externos), sem autorização prévia da presidência;
 

·    Não divulgue fotos e vídeos da empresa em mídias sociais, sites, revistas, e etc, que já não tenha sido divulgado previamente pelo departamento de marketing.
 

·    Está vedada ao colaborador em qualquer meio de comunicação, seja em redes sociais, impressos (fotos), ou qualquer outro tipo de compartilhamento de informações que possa a vir ser disponibilizada para a sociedade através de qualquer meio físico ou virtual, a publicação de imagens de produtos, serviços ou locais da empresa, fotos de colaboradores na execução de suas atividades, ...; haja visto que não se trata de um ambiente que lhe pertence, e sim do empregador. Desta forma, o empregado não pode dispor do que não é seu, respondendo às consequências impostas na CLT conforme artigo 482.
 

USO DE COMPUTADORES E INTERNET 

Os computadores e acesso à internet são de uso exclusivo da Sanna e para o uso do colaborador enquanto estiver em horário de trabalho, sendo proibido seu uso para fins pessoais.


Proibido usar a internet e as redes sociais em horário de trabalho para fins particulares, mesmo quando o colaborador tem seus próprios recursos de acesso (banda larga e outros);


·    É expressamente proibido o acesso a sites racistas, pornográficos, homofóbicos e qualquer outro tema não relacionado a sua atividade.


·    Proibido o acesso a sites de compras/vendas, não relacionados a atividade do colaborador;


·    Proibido o uso dos computadores e internet para edição/confecção de qualquer material (trabalhos, apresentações, e etc.) que seja para fim particular, sem autorização do superior direto;


·    Proibido o uso do email para fins particulares, e verificação do email particular.


·    Os colaboradores que são estudantes, poderão utilizar computadores da empresa para estudo, desde que peçam autorização a seu encarregado.

USO DO TELEFONE

Um dos meios de comunicação mais utilizados em nossa empresa é o telefone. Seu uso é para fins profissionais, pois esse recurso é de propriedade da empresa e o respectivo uso deve ser consciente.

 

·    Identifique-se: SANNA Alimentos, nome, cumprimento conforme período do dia; 
 

·    Atenda ao telefone rapidamente, não deixando-o tocar várias vezes;
 

·   Se seu setor possuir vários ramais e seu colega de trabalho estiver ocupado ou não estiver na sala, atenda o ramal dele, auxiliando-o e evitando que alguém fique sem resposta de uma ligação;
 

·    Seja objetivo, breve, forneça as informações necessárias sem rodeios;
 

·   Seja educado e evite gírias ou apelidos como: amor, querido, bem, mano, cara, nego, docinho, flor. Etc...
 

·    Em casos de emergência para uso do telefone, solicite a autorização do encarregado. 
 

    Assim como já citado aqui sobre a proibição de acesso as redes sociais, o acesso ao WhatsApp para conversas particulares também é proibido em horário de trabalho, seja em aparelhos pessoais ou oferecidos pela empresa.
 

    Os aparelhos oferecidos pela empresa para utilização em sua função, são de uso exclusivo para trabalho, não devendo ser utilizados para fins particulares e nem retirados da mesma.

RELACIONAMENTO

& REGRAS GERAIS 

RELACIONAMENTO

Tratar as pessoas com educação é obrigação de todos, pois convivemos no mesmo ambiente e devemos zelar sempre pelo bom convívio e harmonia.


·    Cumprimente as pessoas ao chegar e ao sair;
·    Peça licença para entrar. Agradeça e seja gentil;
·    Nunca eleve a voz, nem grite;
·    Chame as pessoas pelo nome. Trate todos da mesma maneira. Respeite a maneira de ser, o ritmo e a opinião de cada um;
·    Não faça brincadeiras maldosas e não dê apelidos às pessoas;
·    Respeite principalmente as posições políticas, religiosas e de gênero; 
·    Evite discussões baseadas em argumentos sem comprovação (fofoca) ou mesmo que não estejam relacionados à atividade da empresa. Antes de repassar uma notícia pense nas 3 peneiras: a verdade, a bondade e a necessidade.

REGRAS GERAIS 

·    É proibida a circulação de pessoas que não sejam colaboradores da Sanna dentro da mesma, sem autorização, identificação e acompanhamento. Quando perceber essa situação, comunique seu encarregado;


·    Evitar a venda e comercialização de produtos pessoais ou de terceiros no interior da empresa, em qualquer setor ou em horário de trabalho;


·    São proibidos jogos de azar (baralho) e apostas dentro a empresa, em qualquer horário, passível de advertência;


·    É proibido dar carona nos veículos da empresa, bem como utilizá-los para fins particulares, sendo o condutor passível de advertência;


·    É proibido ingerir bebida alcoólica e/ou outras drogas no interior da empresa, bem como trabalhar sob efeito de qualquer alucinógeno;


·    É proibido o porte de qualquer arma dentro da empresa (branca ou de fogo).


·   É proibido fumar nas dependências da empresa, portões e portas para dentro, visto que não possuímos área para fumante.


·   É proibido transitar dentro do estoque portando bolsas, mochilas, sacolas ou capacetes.


·   Não transite ou permaneça dentro dos departamentos ingerindo qualquer alimento, para isso temos o refeitório e a sala de descanso.


·   Evite trazer qualquer tipo de alimento para o almoço, visto que oferecemos uma refeição completa e sem custo ao colaborador. Em caso de dieta especial comunicar o RH previamente.

VALORES

Definimos que são diversos os valores que nortearão nosso dia a dia. Eles foram divididos em três principais grupos de atenção da empresa: Execução, Relacionamentos e Decisão.

Resumimos esses valores em seis, de uma forma que nos define melhor, sendo eles sintetizados em palavras que não perdem sua essência, mas, que conseguem passar de forma mais simples, exata e de fácil compreensão e assimilação a todos, para que possamos passá-los de forma clara e que eles sejam realmente a nossa vivência e o nosso respirar a cada dia.

​​HONESTIDADE


Ser fiel e verdadeiro em todos os relacionamentos e no dia a dia.
RELACIONAMENTO

 

1.    Credibilidade
·    Só prometa o que poderá cumprir.
·    Cumpra suas promessas e seus compromissos; crie confiança com suas promessas e afirmações.
·    Passe informações apenas sobre o que conheça e que sejam reais e completas. 
·    Saiba o momento de manter sigilo sobre assuntos tratados nos âmbitos pessoal e profissional.

 

2.    Humildade
·    Seja simples no dia a dia.
·    Tenha disposição para ensinar e aprender.
·    Aprenda com seus erros e com os dos outros. 
·    Receba as orientações como oportunidades de melhoria.

 

3.    Maturidade
Saber identificar as responsabilidades inerentes à sua função e ter disposição em assumir essas responsabilidades.

COOPERAÇÃO


Tanto no ambiente interno como com nossos parceiros e clientes.
 

EXECUÇÃO
 

1.    Trabalho em equipe
·    Mantenha um bom relacionamento com as demais pessoas da equipe. 
·    Estabeleça e mantenha relacionamentos confiáveis, positivos, agregadores e construtivos, tenha disposição em ajudar quem precisa. 
·    Seja solidário. 
·    Assuma suas responsabilidades diante do grupo.  
·    Saiba que seu trabalho, junto com o trabalho dos demais é o que irá construir os resultados da Sanna. Seja pontual, respeite os horários programados para as reuniões e atividades. 

 

2.    Disciplina 
·     Prepare o seu dia de trabalho obtendo as informações, meios e          equipamentos necessários antecipadamente.
·    Organize o seu dia e siga a lista de tarefas definida. 
·    Não faça interrupções desnecessárias em sua jornada (atender celulares e chamadas pessoais adiáveis, acessar redes sociais no âmbito pessoal, executar atividades não pertinentes à função sem autorização de seu superior imediato). 
·    Evite conversas sobre assuntos extraprofissionais durante o horário de trabalho.
·    Siga os procedimentos e padrões adotados.

 

3.Flexibilidade
Seja flexível no dia a dia, para buscar as melhores soluções para os clientes e para a Sanna, pois nem tudo pode ser previsto ou ter critério estabelecido. Ao ser flexível, considere a missão, a visão e os valores da Sanna e decida dentro da sua alçada.

RESPEITO


Com as pessoas, com os relacionamentos e com todos nossos parceiros e clientes.
 

RELACIONAMENTO
1.    Respeito e educação
·    Tratar as pessoas com educação é obrigação de todos. Cumprimente as pessoas ao chegar e ao sair. 
·    Peça licença para entrar. 
·    Agradeça. 
·    Nunca eleve a voz, nem grite.
·    Chame as pessoas pelo nome.
·    Trate todos da mesma maneira. 
·    Respeite a maneira de ser, o ritmo e a opinião de cada um, não faça brincadeiras maldosas e depreciativas. 
·    Respeite principalmente as opções políticas, religiosas e de gênero.
·    Questione as condutas e ideias das pessoas e não as pessoas.
·    Mantenha o bom humor.
·    Tenha facilidade para conversar, sabendo ouvir e se expressar adequadamente.
·    Respeite as opiniões e valores do outro.

 

2.Respeito à hierarquia
·     Na Sanna, identifique a sua função no organograma da empresa, assim como quem é seu encarregado e o superior dele.
·    A coordenação e o direcionamento da sua função serão feitos exclusivamente por seu encarregado.
·    Caso ele esteja na empresa antes de atender à solicitação de encarregados de outros setores ou de qualquer outro superior de seu encarregado, comunique-o. 
Na ausência do seu encarregado, reporte-se ao superior dele ou ao colaborador indicado por ele previamente.

OUSADIA
 

Ser persistente, buscar novos desafios e nos tornar cada vez mais inovadores.
 

DECISÃO
1.    Decida conhecendo os fatos e as circunstâncias por inteiro.

 

2.    Decida conforme as diretrizes da empresa, a missão, a visão e seus valores.
 

3.    Decida dentro da sua alçada. Se a decisão a ser tomada está fora de sua alçada, antes de decidir obtenha o consentimento de seu encarregado. Os encarregados têm que deixar claro como e até onde você pode decidir. Saiba os objetivos e metas do departamento e da empresa e conheça os processos e padrões envolvidos (leia as ITs) para poder decidir com mais acerto. Se sua decisão estiver fora de seus limites, passe a decisão para seu encarregado.
 

4.    Quando envolver outros setores, decida em consenso com todos os setores envolvidos e com a concordância dos respectivos superiores.
 

EXECUÇÃO
1.    Mudança
·    Faça da mudança sua melhor companheira. 
·    Tenha disposição para mudar e para ser melhor, mesmo que seja um pouco de cada vez. 
·    Não se conforme com a situação atual, pense como ela poderia ser melhor e trabalhe para isso. 
·    Seja otimista e persevere. 
·    Faça sempre avaliações de suas atividades e de seu local de trabalho para identificar falhas e propor soluções que melhorem o resultado de seu trabalho e, portanto, da Sanna.

 

2.    Iniciativa
·     Saiba perceber o que precisa ser feito e tenha disposição para fazer.
·    Definido o que precisa ser feito e as condições de execução, faça a atividade e evite atrasos e protelações. 
 Esteja sempre preparado e disposto a atender as solicitações da Sanna.

COLABORADOR

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DE RECEBIMENTO DESTE MATERIAL, JUNTO AO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

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