top of page

UAN - Como lidar com a alta do arroz?



Sem dúvida o arroz representa muito na mesa de nós brasileiros, e essa alta pegou todos nós de surpresa. Um dos setores mais atingidos é o mercado de UAN, que será o tema do nosso post de hoje.


Buscar novas alternativas e apelar para a criatividade, são recorrentes no setor de UAN. E para auxiliar nessa alto, separamos algumas dicas de alimentos que podem ser facilmente substituídos pelo arroz, mantendo o valor nutritivo e sem pesar no bolso:


1 - Abóbora:

A abóbora pode ser usada tanto na preparação de pratos salgados quanto doces. É fonte de fibras, vitaminas A e C e potássio. De acordo com a Adriana, ela é rica em betacaroteno, um carotenoide que o corpo transforma em vitamina A, tem baixo teor de calorias e nutrientes e antioxidantes que podem estimular o sistema imunológico, proteger a visão, reduzir o risco de certos tipos de câncer e promover a saúde do coração e da pele.


2 - Batata inglesa:

A batata inglesa é rica em vitamina C, vitamina B6, potássio, manganês, magnésio, fósforo, niacina, folato e minerais. Ela pode ser feita cozida, assada, frita e gratinada. A casca contém vitaminas e minerais, por isso, descascá-las pode reduzir significativamente seu valor nutricional. Também contém compostos como flavonoides, carotenoides e ácidos fenólicos que atuam como antioxidantes.


3- Macarrão:

O macarrão já foi o vilão das dietas por ter carboidratos, farinha branca e glúten. Porém, se consumido com moderação, tanto a massa normal quanto integral, pode compor um cardápio saudável, segundo Adriana. A massa integral é rica em fibras, manganês, selênio, cobre e fósforo, enquanto a massa refinada e enriquecida tende a ser mais rica em ferro e vitaminas B. A massa integral também tem menos calorias e mais fibras e certos micronutrientes do que a massa refinada.


3 - Cuscuz:

O cuscuz de milho é fonte de carboidratos com baixo índice glicêmicos além das vitaminas A, B1, ácido fólico selênio e o potássio. Cada xícara de cuscuz fornece 176 calorias e 6g de proteínas. Entre os principais benefícios, estão: • Melhora a saúde cardiovascular; • Favorece o sistema imunológico; e • Reduz a constipação intestinal.


5 - Mandioca

A mandioca é um tubérculo que pode ser consumido por indivíduos com alergia alimentar porque não contém glúten. Benefícios: é pobre em gorduras e proteínas; tem quase o dobro de calorias que a batata, é talvez um dos alimentos de maior valor calórico para qualquer tubérculo (100 g de raiz fornece 160 calorias); as folhas tenras da mandioca (yuca) são uma boa fonte de proteínas e vitamina K na dieta. Adriana faz um alerta: a mandioca não deve ser consumida crua pois contém uma toxina chamada linamarina. O sistema digestivo humano converte essa toxina em cianeto, o que pode ser fatal.


Gostou das dicas? Conte pra gente como você tem inovado em sua cozinha!



Fonte: https://noticias.r7.com/economia/economize/fotos/conheca-10-alimentos-que-podem-substituir-o-arroz-no-periodo-de-alta-12092020#!/foto/8

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page