top of page

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO - Dia de Reflexão!


Hoje, 16 de outubro, é celebrado o dia Mundial da Alimentação, criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial e principalmente sobre a fome no planeta. A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) em 1945.


Comemorar o Dia Mundial da Alimentação é refletir, não só sobre alimentação saudável, regras básicas para uma boa alimentação, benefícios e/ou malefícios dos alimentos, distúrbios e/ou doenças alimentares, mas também sobre o desperdício alimentar e fome no mundo. Uma valiosa atitude que você pode começar a ter é de: evitar o desperdício de alimentos.

Um terço de toda a alimentação humana é desperdício.

Segundo a FAO, quando isso acontece, “todos os recursos, como sementes, água, dinheiro e trabalho, usados para a fazer a comida, também são perdidos”.


Primeiro, a agência diz que é preciso ser realista e programar a quantidade de comida necessária. Segundo, deve-se congelar os alimentos que sobram ou oferecer aos convidados. A FAO afirma que a comida não deve ser deixada à temperatura ambiente mais do que duas horas.


Também aconselha a transformar o que resta em almoço ou jantar do dia seguinte, dando o exemplo de algumas receitas. A FAO acredita que se deve acabar com alimentos que restam antes de cozinhar algo novo.


A agência da ONU acredita que “o desperdício de comida se tornou um hábito perigoso”. No dia a dia, isso acontece “quando se compra mais do que que é preciso no supermercado, se deixa frutas e vegetais apodrecer em casa, ou quando se pede mais do que se consegue comer num restaurante”.


Saiba quais são os custos da perda e desperdício de alimentos, no vídeo da ONU abaixo:


FONTES: http://www.neomondo.org.br/2018/05/24/um-terco-de-toda-a-comida-produzida-no-mundo-e-desperdicada/ https://www.epa.com.br/dia-mundial-da-alimentacao/

131 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page